Correio Popular Notícia


MEIO AMBIENTE
Comitê registra até 440 focos diários de incêndios

Data da notícia: 2016-08-05 10:18:12
Foto:

(Da Redação) A Coordenadoria de Operações do Corpo de Bombeiros (CB) tem realiza diariamente o monitoramento de queimadas em todo o estado. O coordenador de Operações, tenente-coronel Lindoval Rodrigues Leal, informou que em 2016 foram registrados 1.235 focos em Rondônia.

O tenente-coronel Leal explicou que o período de estiagem, também conhecido como verão amazônico, começou mais cedo neste ano. Por isso, as pessoas devem tomar cuidados no período crítico devido à queda da umidade do ar. ?As queimadas causam grandes consequências à saúde humana e aumenta o número de acidentes nas rodovias por causa da baixa visibilidade?, afirmou.

A fumaça também causa grandes problemas nos aeroportos, que regularmente são fechados pela falta de visibilidade para pouso e decolagem das aeronaves. Para evitar ainda mais transtornos, o CB tem feito campanhas, como a Queimada Zero, para conscientizar as pessoas para que não façam queimadas.

Ao meio-dia da última terça-feira (2), no km 880 da BR-364, no distrito de Jacy-Paraná, pertencente ao município de Porto Velho, um incêndio queimou totalmente ao menos dez lotes de madeira retirada havia mais de seis anos da área do lago da hidrelétrica Jirau.

Na quarta-feira (3), Rondônia tinha 440 focos de fogo, dos quais, 196 foram na capital e no interior de Porto Velho, informou o coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, tenente BM Artur Luiz Santos de Souza.

No mesmo dia, uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim saiu para combater o fogo no matagal de um terreno, ao lado da Escola Municipal Infantil Tia Chiquinha, no distrito de Iata, a 20 quilômetros da cidade fronteiriça com a Bolívia. A fumaça invadiu a escola e as aulas foram suspensas.

Essas são duas das dezenas de situações decorrentes da estiagem e da característica tradicional de agosto, quando ocorrem as seculares queimadas e sucessivos incêndios provocados por simples faíscas ou por pessoas não identificadas. ?Toda semana chegam comunicados de pontos de fogo, até em trechos de floresta?, informou o cabo Thiago Ribeiro, comandante da guarnição deslocada para Iata.

O CB recebe denúncias de queimadas irregulares pelo número 193. A fiscalização é feita via terrestre ou aérea com voos de monitoramentos abordo da aeronave Cessna ? 210. A corporação conta com cerca de 690 bombeiros militares e está presente em 14 municípios com equipes para o combate de incêndios.

Com informações de Montezuma Cruz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1266 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.